RELATÓRIOS
RELATÓRIOS DE TRANSPARÊNCIA SALARIAL
LEI DE IGUALDADE SALARIAL E DE CRITÉRIOS REMUNERATÓRIOS ENTRE MULHERES E HOMENS
Atualização: 31 de março de 2024
“Divulgamos a publicação do Relatório de Transparência e Igualdade Salarial, preparado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Este relatório será submetido a revisões periódicas pelo órgão responsável.
É fundamental ressaltar que, por se fundamentar em dados abrangentes e genéricos, como os grandes grupos do CBO, e utilizar uma base de dados referente a funcionários, salários e remuneração de 2022, este relatório pode não refletir necessariamente a situação atual da empresa.”
Na Seder, homens e mulheres recebem salários equivalentes para as mesmas funções e cargos, em total conformidade com nossos compromissos e práticas de diversidade e inclusão.
Nota Explicativa
Este relatório atende as disposições da lei nº 14.611/2023 e da Portaria MTE nº 3.714/2023, que regulamenta o Decreto nº 11.795/2023 sobre igualdade salarial e critérios remuneratórios entre mulheres e homens.
O documento tem como base duas fontes de dados:
• A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), estabelecida pela Portaria n°397/2002, visa identificar profissões no mercado de trabalho, de forma geral e ampla, fazendo uso das informações mais utilizadas pelo mercado de trabalho, auxiliando as empresas na classificação dos cargos específicos utilizados no seu quadro e em suas obrigações acessórias (eSocial).
• Além disso, são utilizadas informações de salários e remunerações fornecidas pelas empresas ao eSocial e à Rais, referentes ao ano-base de 2022.
O MTE organizou, portanto, essas informações com base nos Grandes Grupos da CBO, os quais agregam uma variedade de cargos e funções. No entanto, é importante ressaltar novamente que essa classificação não reflete a realidade específica dos cargos utilizados pela nossa empresa.